Federação Portuguesa de Carrom FPCFederação Portuguesa de Carrom
Site Oficial
www.fpcarrom.com

 -

Como Jogar: Regras do Jogo

Regras básicas elaboradas pela Federação Portuguesa de Carrom 
No caso de dúvidas e para regras mais detalhadas contacte-nos

Podem jogar duas ou quatro pessoas. Em singulares, os opositores sentam-se frente à frente; no caso de pares, os parceiros sentam-se frente à frente.

Como colocar as peças no tabuleiro
 

No início as pedras são colocadas no centro, dentro do círculo interior. A rainha, que é vermelha, é colocada exactamente no meio. Em volta desta colocam-se alternadamente três pedras brancas e três vermelhas (ver figura). Finalmente colocam-se em torno destas as restantes seis pedras brancas e seis vermelhas, também alternadamente, de maneira que os cantos do hexágono resultante são constituídos por pedras brancas.


Ao jogador que faz o primeiro disparo, o chamado break, pertencem as pedras brancas. Ele pode orientar, antes do break, o conjunto das peças como melhor lhe agradar, sem no entanto afastar esse conjunto para fora do círculo interior. O jogador dispara o striker (pronuncia-se straiker), que é a peça maior e mais pesada, com força, contra o conjunto de peças

Meta do jogo 

A meta do jogo é meter todas as pedras da sua cor numa das bolsas, antes que o adversário faça o mesmo. O jogador continua com o direito do disparo enquanto mete as suas próprias pedras nas bolsas.


Como se coloca o striker
 

O striker só pode ser colocado do lado do jogador. Ao colocar o Striker tem que se prestar atenção que o striker toque as duas linhas, sem no entanto tocar um dos círculos vermelhos que ladeiam essas linhas (ver figura).



No entanto o circulo vermelho pode ser coberto completamente pelo striker. Além disso, o striker não pode tocar as linhas diagonais.


Como se dispara
 

Fica ao critério de cada um. Mas o Striker tem que ser disparado e não pode ser empurrado. Algumas maneiras de como se dispara estão indicadas na figura.


Para o caso de disparos em recuo pode-se utilizar o polegar. Ao disparar, nenhuma parte do corpo pode ultrapassar a linha diagonal imaginária do lado do jogador. Para que não doa aos dedos, ao disparar, deve-se encostar o dedo ao Striker.


Mais umas poucas regras importantes
 

1. A rainha pode ser metida na bolsa a qualquer instante do jogo por qualquer dos jogadores, desde que o mesmo já tenha metido uma das suas pedras antes. 

2. A rainha têm que ser metida na bolsa antes que um dos jogadores ou equipa meta a sua última pedra. 

3. Imediatamente depois de se meter a rainha numa das bolsas esta tem que ser "coberta", isto é, tem que se meter mais uma pedra própria na bolsa. Caso não se consiga isso, a rainha volta para o tabuleiro, e é colocada no círculo vermelho do centro. 

4. Depois de a rainha estar coberta ganha o jogo aquele jogador, ou aquela equipa, que meteu primeiro todas as suas pedras nas bolsas.

 5. O vencedor do board conta para si um ponto por cada pedra do adversário que não foi metida na bolsa. Caso ele próprio tenha metido a rainha na bolsa, ganha suplementarmente três pontos, desde que antes do Board não tenha somado 22 pontos ou mais. O derrotado não ganha nenhum ponto, mesmo que tenha metido a rainha na bolsa. 

6. O jogo termina quando um dos jogadores ou equipa tenha alcançado 25 pontos, o mais tardar porém após 8 Boards. 

7. Se se meter o Striker na bolsa sem ser acompanhado de nenhuma pedra, o jogador é penalizado com a retirada de uma pedra da bolsa e não tem a seguir o direito ao disparo. Caso no entanto meta-se na sequência do disparo uma pedra própria simultaneamente com o striker, retira-se duas pedras próprias da bolsa mas o jogador tem a seguir o direito ao disparo. 

8. Após se ter metido na bolsa o Striker, o adversário retira uma ou duas pedras do opositor (conforme o caso), e coloca-a ou coloca-as no círculo central. Caso não existam peças disponíveis, o jogador penalizado fica a dever as pedras. 

9. Quando na sequência do disparo, mete-se uma pedra própria mais a rainha, considera-se a rainha como coberta, independentemente se foi a rainha a entrar primeiro ou a pedra. 

10. Se uma pedra salta do tabuleiro, a mesma é colocada no circulo vermelho do centro. No caso de uma pedra ficar ao alto ou duas pedras ficarem sobrepostas, as pedras não são mexidas. 

11. Caso o círculo vermelho central esteja ocupado por pedras, quando se quer colocar a rainha ou uma pedra que saltou do tabuleiro, essas pedras têm que cobrir o máximo do círculo vermelho. 

12. Se se mete uma pedra do adversário, sem se meter simultaneamente uma pedra própria, o jogador perde o direito ao disparo. Quando um jogador mete a última pedra do adversário, perde o Board e mais três pontos. 

13. Quando um jogador mete a sua última pedra, sem antes ter metido a rainha, perde o Board, com o número de pontos correspondentes a tantas pedras quantas as do adversário que restavam no tabuleiro, mais três pontos. 

14. Se o Striker ao ser disparado, não abandona as duas linhas, o jogador mantém o direito ao disparo. 

15. Quando na sequência do break (disparo inicial) não se toca em nenhuma pedra, o jogador têm direito a mais duas tentativas de break.

 




© 2009 Federação Portuguesa de Carrom
Contacte-nos: geral@fpcarrom.com